Ruas, praças, praias, viadutos e centros históricos são usados para eventos culturais no Brasil
Nos últimos anos, uma onda de eventos culturais gratuitos em espaço aberto vem crescendo em diversas partes do Brasil, sejam elas por iniciativas de órgãos públicos, privados ou até mesmo a própria população vai para as ruas e faz acontecer. Quando essas programações não se limitam apenas aos palcos, mas se integram também ao cenário urbano, contribuem para que a arte e cultura se tornem mais acessíveis.
Lazer na via mais famosa de São Paulo
Na cidade de São Paulo, as ruas da Avenida Paulista e do bairro da Liberdade são interditadas aos domingos e feriados para receber o programa Ruas Abertas, que oferece espaços exclusivos para pedestres e ciclistas aproveitarem atividades culturais e de lazer.
Além das programações semanais, a avenida mais famosa da capital concentra uma variedade de eventos culturais durante o ano, entre elas, a Virada Cultural com atrações musicais para celebrar o fim de ano, e a Parada do Orgulho LGBT+ considerada a maior manifestação em prol da diversidade, inclusão e visibilidade da comunidade LGBTQIA+ a nível mundial.


‘Todo Mundo no Rio’ agita o mês de maio dos cariocas
A cidade do Rio de Janeiro tem sido destaque nos últimos anos quando se fala em programações culturais em espaço aberto. O festival Todo Mundo no Rio promovido pela prefeitura consiste em mega shows gratuitos na Praia de Copacabana com a presença de artistas aclamados internacionalmente.
Nos últimos anos já pisaram nos palcos do evento, Madonna (2024), Lady Gaga (2025) e a convidada mais recente foi Shakira que se apresentou em maio deste ano. Nessas três primeiras edições, o evento conseguiu atrair mais de 2 milhões de pessoas para Copacabana, o show com maior público até agora foi o da cantora norte-americana Lady Gaga, cerca de 2,1 milhões de pessoas lotaram a praia do Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM: Pintar as Ruas na Copa: A Força de uma Tradição que Transforma o Brasil
São Vicente, primeira vila do Brasil tem o maior espetáculo teatral em areia de praia do mundo

Anualmente, o município de São Vicente (SP) se prepara para a encenação da Fundação da Vila de São Vicente. O espetáculo acontece tradicionalmente na orla da praia do Gonzaguinha, durante o primeiro mês do ano, próximo a data de aniversário de fundação da cidade, 22 de janeiro.
Em 2002, a encenação entrou para o Guinness World Record como o maior espetáculo em areia de praia do mundo. Com uma extensa estrutura de arquibancada, a edição de 2026 ofereceu capacidade para mais de 4 mil lugares
O espetáculo é realizado por um elenco comunitário composto por atores amadores, bailarinos e artistas locais, além de diferentes celebridades nacionais convidadas para atuarem nos papéis de Martim Afonso de Souza e da Índia Bartira. Na última edição interpretaram Martim Afonso o ator e influenciador Tio Paulo, e Bartira ganhou vida com a atuação da atriz Marissol Dias.
A encenação da Fundação da Vila de São Vicente possui a missão de preservar a memória da cidade, perpetuando a história do povo vicentino para as próximas gerações.
A cultura dos passinhos é fortalecida em São Vicente


Ainda em São Vicente, na orla da Praia do Gonzaguinha — ou Praia da Biquinha, como é popularmente conhecida —, os dançarinos Silvio Orlando e Rapha Saints decidiram compartilhar sua arte com aqueles que querem aprender a dançar ou já amam praticar, mas muitas vezes não têm condições de pagar por escolas de dança.
O que surgiu no quintal de casa, hoje energiza as noites de quarta-feira de quem chega junto na praça 22 de Janeiro para aprender os passinhos de black charme e de miami. Em entrevista para a Mozaico, os idealizadores do projeto ‘Pico dos Passinhos’ contam o que motivou a dupla a levar adiante a ideia.
Cidades da Baixada Santista são escolhidas como cenário para produções cinematográficas

Recentemente esteve em Santos o ator Rômulo Estrela e a atriz Marjorie Estiano para a gravação do novo filme ‘Clamor’. A obra, baseada em fatos reais, contará sobre a Operação Condor, que ocorreu durante a ditadura militar no Brasil.
Cenas do filme foram gravadas em diversos pontos da cidade, como o Centro Histórico, o bairro do Boqueirão, Vila Belmiro, Vila Nova, a região portuária e o Atlântico Hotel, localizado na confluência da avenida Ana Costa com a avenida Presidente Wilson que percorre parte da extensão da orla da praia.

Quem passava pela Ana Costa a pé, carro ou transporte público durante as gravações poderia ver o filme sendo produzido ao vivo. Esses momentos permitem conectar o público à obra, além de fortalecer o turismo na cidade e movimentar a economia local.
São Vicente também serviu de set de filmagens para cenas da cinebiografia ‘Se Não Eu, Quem Vai Fazer Você Feliz?’ sobre a história de Chorão. O ator José Loreto protagoniza o papel principal e esteve junto a equipe de produção no Parque da Juventude, localizado no Itararé, para as gravações da obra.

Compartilhe
Descubra mais sobre Mozaico News
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
